Neste post irei falar sobre a Mountaineer 50L + 15L mochila da marca Curtlo, cargueira. A review é baseada nas características fornecidas pelo
fabricante, estas se tornando pontos comentados com a cor verde. Logo
após são atribuídas notas para cada ponto e no fim tudo é somado e
dividido pelo números de notas.
Saliento que a Curtlo é uma marca 100% Brasileira, usa alguns componentes importados para fabricar os seus produtos, porém todos eles são montados no Brasil, gerando empregos e renda. Espero que continue assim. Não é uma regra, mas a maioria dos produtos que usam mão de obra asiática perdem muito em qualidade devido a grande quantidade fabricada, e o baixo controle de qualidade, além de produtos mais baratos.
![]() |
![]() |
Lembrando que o item foi usado e testado mais de uma vez em diferentes situações para que eu pudesse escrever esta review.
Características segundo o fabricante:
* Capacidade 65 litros (50 + 15). /Tamanho bom para atividades médias e longas, comporta uma grande quantidade de carga se montada de forma correta. Não chega a ser tão eficiente para atividades MUITO LONGAS como cargueiras de 90 ou 110 litros, mas cumpre bem o seu papel. O espaço interno é bem amplo e muito bem acabado.(Nota 10)
![]() |
Espaço interno |
*Tecidos Cordura® 210D e Cordura® 500D. /A Cordura, é uma marca de tecido de altíssima resistência a abrasão, rasgamento e perfuração. Não cria bolinhas no tecido e tem a sua secagem bem mais rápida que tecidos convencionais. Materiais feitos em Cordura duram muito mais depois de várias lavagens e nas suas diversas espessuras a Cordura pode ser encontrada em mochilas, calçados, roupas etc. Neste quesito a mochila se mostrou bem robusta, diferente daquelas mochilas em que na parte interna existe uma camada plástica que se solta com o uso e o tempo. Resiste bem ao desgaste quando é largada sobre a terra ou pedra, além de realmente secar bem mais rápido que tecidos comuns. (Nota9,0) Site dos fabricantes: www.cordura.com, www.curtlo.com.br/tecnologia2.asp?tecnologia=9
![]() |
Cordura |
* Medidas 80x30x19 cm. /As medidas da mochila foram bem distribuídas tornando-a bastante estável e bonita.(Nota 10)
* Peso 2.076 g (mochila)+94 (capa)=2.170 g. / Relativamente pesada, levando em conta só o peso, porém não podemos esperar todas as características que o modelo oferece sem acrescentar nada ao peso total. Então podemos concluir que está dentro do aceitável.(Nota 9,0)
* Porta chaves. /Esse item funciona bem, porém confesso que nunca uso, acaba se tornando bem inútil.(Nota 7,0)
Porta Chaves |
*Alças anatômicas moldadas em E.V.A. de 12 mm e espuma 10 mm (D33) com fita peitoral estabilizadora, apoio de mão e meia argola para pendurar objetos que necessitam de acesso rápido./ Neste quesito a mochila se mostrou muito efetiva nas suas características, se estiver bem ajustada as alças anatômicas são quase que imperceptíveis, super confortáveis, um lance legal é que a Curtlo se preocupou em não colocar costuras nas partes que entram em contato com o corpo. Colocaram uma segunda fivela para diminuir o tamanho da mochila caso haja necessidade.
O E.V.A para dar rigidez às alças e a espuma com densidade D33 formam uma ótima combinação. OBS.: A densidade da espuma influencia diretamente na capacidade dela de reter, em sua superfície, um corpo, ou uma parte dele, mantendo-os, sob diversos aspectos, confortáveis e relaxados além de compensar suas "deformidades". Nisso a espuma D33, por ser de densidade mediana cumpre estes requisitos. A fita peitoral estabilizadora cumpre bem seu papel, se movimenta na vertical, possibilitando melhor ajuste. Os apoios para as mão são ótimos para "descansar" as costas na hora de uma caminhada mais pesada e realmente comportam a mão inteira. As meia argolas se fazem úteis para prender a torneira do camel back, pois a mochila não conta com um sistema para isso. (Nota 9,0)
![]() |
(1)Alças anatômicas, (2)Apoio de mão, (3) Meia argola, (4) Contatos sem costura, (5) Fita peitoral |
*Apoio das costas moldado com espuma de 25 mm (D33) e estruturado com placa de PVC 2mm e apoio lombar moldado com E.V.A. de 12 mm e espuma de 20 mm (D33). / O apoio para as costas funciona da mesma forma que as alças anatômicas assim como o apoio lombar, este ultimo com um pequeno problema para se encaixar de forma correta com o formato das minhas costas, ele não é independente da barrigueira fazendo ele ficar fora do local correto se eu posicionar a barrigueira sobre os quadris, que é o local correto. Porém não torna a mochila desconfortável depois que a pessoa se acostuma.(Nota 8,0)
*Tampa com regulagem de altura e com bolso externo e interno em tela para pequenos objetos que necessitam de acesso rápido. / A tampa com regulagem de altura funciona perfeitamente, possibilita que o avanço da mochila em forma de saco estanque aumente tornando o espaço interno principal ajustável, o bolso externo tem um espaço bom e quando a mochila esta carregada até o topo não fica impossibilitado de acondicionar objetos pequenos, da mesma forma o bolso interno, muito pratico para guardar lanternas, pilhas etc. Um problema desse tipo de tampa é que quando se carrega pouca carga ela fica frouxa na mochila e mesmo com as fitas todas apertadas fica meio solta, deixa a mochila com aspecto estranho, feio, mas nada que comprometa muito o seu funcionamento. (Nota 9,0)
![]() |
(1)Bolso externo, (2)Fechamento tipo estanque,(3)Bolso interno, (4) Extensão ,(5)Regulagem de altura |
*Costado anatômico CFS estruturado com barras de alumínio estriada com acabamento com terminais de polietileno. / O costado móvel, com o nome de CFS (Confort fit system), é uma característica que tem se tornado cada vez mais comum em mochilas cargueiras, pela facilidade de adapta-la ao tamanho do usuário. No caso da Curtlo não é diferente, o sistema oferece essa facilidade mas deixa a desejar um pouco na maneira como funciona, existem alguns velcros na parte interna do costado que tornam o ajuste bem difícil tanto na movimentação na vertical como na retirada do medidor para acessar a fivela de segurança que prende o costado. Seria interessante nos próximos modelos a Curtlo pensar na possibilidade de usar botões de pressão ao invés de velcro. As barras de alumínio também são características de mochilas cargueiras, o fato de serem estriadas as tornam mais resistentes a dobramentos, e os terminais de polietileno servem para evitar que o alumínio corte o tecido, todos sem nenhum problema. (Nota 7,5)
![]() |
(1) CFS, (2) Barras de alumínio,(3) Velcro do costado |
*Abertura frontal e inferior em zíper YKK® invertido e superior expansível com fechamento tipo estanque. / Toda mochila que se preste deveria ter uma abertura frontal, uma inferior e uma superior , pelo menos, quesito que a Mountaineer cumpre perfeitamente. Os zípers são invertidos para que não travem com areia, micro pedregulhos e etc, todos da YKK, marca japonesa que fabrica zípers desde 1934 hoje sendo a maior do mundo na área. Com isso podemos ver que a Curtlo investe em qualidade nos seus produtos, os bolsos todos abrem perfeitamente sem travar. (Nota 10)
Zíper YKK invertido |
*Fitas frontais com fechos de 20 mm para prender carga, compressão e fechamento da tampa./Um problema encontrado nas fitas que ficam em frente abertura frontal é que dificultam o manuseio dos equipamentos dentro da mochila quando abrimos a tampa, quando soltamos as fitas para acessá-los a tampa móvel cai para trás (caso estejamos com a mochila no colo). São bem resistentes e as costuras aguentam uma boa compressão da tampa, porém não costumo usa-las para prender objetos, procuro levar tudo, sempre dentro da mochila. (Nota 7,5)
![]() |
(1) Fitas frontais fechadas, (2) Abertura frontal com fitas, (3) Tampa caindo |
*Revestimento em Dry System® nas partes em contato com o corpo para absorção de suor. /Realmente evita o acumulo de suor, deixando sempre sem aquele fedor nas partes em contato com o corpo, bem eficaz.(Nota 10)
Etiqueta DRY SYSTEM |
*Hidratação = Compartimento interno para reservatório de água com saída do tubo pela parte traseira. / Nesse quesito a mochila fica um pouco a desejar por ter o compartimento interno fabricado apenas para reservatórios de água da Curtlo, o que é uma sacanagem, uso um da Azteq que custou bem menos porém ficou grande no espaço da mochila, mas quebrou o galho. Outro aspecto bem mal pensado nesse item é o fato dele ser totalmente aberto no fundo, e também não ser de um material a prova d'água, se furar o reservatório, tudo dentro será molhado. Como comentei em um item anterior não existe nenhum tipo de sistema para prender a mangueira e a torneira nas alças da mochila, então improvisei com um mini mosquetão nas meias argolas. (Nota 4,0)
![]() |
(1) Improviso para prender torneira, (2) Abertura para mangueira, (3) Compartimento de saco, (4) Abertura no fundo |
*Rain cover = Capa de chuva destacável em poliéster 711 prata resinado embutida na tampa. / Capa de chuva acondicionada em local estratégico, perfeito. Realmente protege a mochila da chuva, é grande o suficiente para tapar a mochila e mais alguma coisa que esteja do lado de fora como isolante, toldos etc. Existe também uma fita que fica dentro do bolso da capa que serve para prende-la , assim como um velcro que faz com que a capa se "agarre" à mochila evitando que caia. Fiquei quase que um dia inteiro caminhado com essa capa e a mochila ficou sequinha.Um fato que descobri pesquisando na internet é que as capas da Curtlo que são vendidas separadamente são muito melhores, contam com um reforço na parte inferior da mochila para evitar que a capa se danifique ao largar a mochila no chão. Por ser um investimento bem caro, bem que a Curtlo poderia melhorar a capa vendida com a mochila.(Nota 8,0)
![]() |
(1) Compartimento da capa, (2) Capa e mochila, (3) Fita e velcro para prender |
*Bolsos expansíveis nas laterais com fechamento em zíper YKK® invertido. / Realmente cabe muita coisa dentro dos bolsos expansíveis, fato que atrapalha quando os bolsos em tela logo abaixo deles, se colocarmos uma garrafa ou squeeze não poderemos enche-los.(Nota 7,0)
![]() |
(1) Bolso expansível, (2) Garrafa ocupando espaço do bolso |
*Passadores frontais para fixação da mochila CURTLO Twin 10L. /Pra quem não conhece a Twin 10L aí está ela. Ainda não testei a mochilinha para falar sobre mas os passadores existem. A Twin 10L custa em média R$ 150,00 na internet. (Nota 8,0)
![]() |
Twin 10L |
*Fitas para fixação de carga externa ou compressão lateral. / Caso os bolsos laterais não estejam tão cheios e a mochila não esteja tão carregada estas fitas podem ser uma boa pedida para nos livrarmos dos espaços vazios. Este é um item que faz falta em muitas mochilas. (Nota 10)
![]() |
(1) Contexto, (2) Fita superior, (3) Fita inferior |
*Bolsos laterais em tela com abertura em elástico. / Extremamente úteis para colocar itens pequenos, que necessitem de acesso rápido, como lanterna, chaves, canivetes etc. Fica impossível de usa-los para por garrafas e itens muito grandes pois os bolsos expansíveis tomam o espaço logo acima dos bolsos com tela. (Nota 7,5)
Bolso em grade |
*Porta bastão e porta picareta. / Este porta bastão e picareta ficaram meio estranhos, são dois elásticos e duas fitas, nenhum prende os bastões de forma adequada. Entrei em contato com o fabricante que me informou que os elásticos e as fitas em forma de "U" na parte inferior server para prender os bastões, porém não entendi muito bem como funciona o sistema de fixação dos itens.No mínimo bem estranho, deixou bastante a deseja neste quesito. (Nota 5,0)
![]() |
Porta bastão??? |
*Porta objetos molhados = Divisória interna com abertura em zíper YKK®. /Outro item bem estranho na mochila, segundo o fabricante não é um compartimento selado dentro dela, mas sim o compartimento interno com a divisória de zíper, útil para separar os itens dentro, porém acho mais eficiente usa-lo aberto mesmo, para aumentar a área de carga. Não uso para levar objetos molhados, para isso prefiro sacolas ou sacos com fecho, não achei que esta tenha sido uma característica relevante. (Nota 6,0)
![]() |
(1) Abertura inferior (porta objeto molhado?, (2) Abertura fechada, (3) Abertura aberta |
*Algumas fitas da mochila vem com um item que não é citado nas características do fabricante, é um velcro que é usado para prender o excesso de fita que sobra quando não a usamos toda. Item muito útil, até então nas outras mochilas eu usava fita isolante. Muito bem pensado.(Nota 10).
Uma ótima mochila, para todos os momentos, robusta, bem acabada, contém alguns problemas que facilmente podem ser corrigidos nas próximas versões. Não me arrependi de ter adquirido esse produto que apesar de ter o preço de importado vale muito a pena.
Essa mochila na internet tem seu preço de R$599 a R$699 nas diversas lojas do ramo, vale pesquisar bem para encontrar a mais barata.
Site do fabricante: www.curtlo.com.br
Total de itens avaliados: 21
Soma das notas: 171,5 pontos
Média final: 8,16
Se curtiu essa review, ajuda o blog, compartilhe, curte a página no face. Para quaisquer dúvidas que possam ter ficado pergunte.
ATÉ A PRÓXIMA!!!!
Excelente review. Parabéns. É raro encontrar review da curtlo e ainda mais com esse nível de detalhes. Tenho vários equipamentos e roupas deste fabricante. Excelente!
ResponderExcluirOk Anônimo, que bom que curtiu o post, se cadastre no blog e acompanhe as reviews que estão por vir, se possível compartilhe com os teus amigos.
ExcluirOi Rodrigo. Excelente review. Me tirou muitas dúvidas, mas tem uma que persiste: tenho 1,64 e 62 kg, vc acha que essa mochila seria ideal pra meu biotipo? Obrigado
ResponderExcluirFinalmente um review decente de alguém que realmente usou o produto
ResponderExcluirParabéns pela riqueza de detalhes.
tem suporte externo para isolante térmico ? Belo review, parabéns ^^
ResponderExcluir