segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Tutorial - A mochila parte II, Ajustes

      Na primeira parte da matéria mostrei uma lista de materiais úteis para uma atividade de um fim de semana, mostrei como montar esses materiais dentro da mochila, e dei algumas dicas para facilitar a vida dos aventureiros iniciantes, segue link: Aprenda Fazendo - A mochila parte I
      Porém nada disso serve se a mochila estiver mal regulada, se ela não estiver bem ajustada, se não servir para o teu corpo. Mochila a gente não carrega, mochila a gente veste, ela deve ser considerada uma parte da tua vestimenta, e como tudo na vida outdoor, deve trazer o máximo de conforto para que as preocupações fiquem somente no objetivo a ser alcançado e não no equipamento.
      Falei também, sobre alguns tipos de mochilas: uso diário ou ataque, hidrata bag, uso misto e cargueira, cada uma delas com suas aplicações. Nesta parte vamos aprender a regular as mochilas de uso misto e/ou cargueiras, pois são as que levam maior quantidade de equipamento, necessitando melhores ajustes para que haja um maior conforto.
       Um fato importante a ser lembrado, antes de mais nada, é que no Brasil, os esportes outdoor (trekking, hikking, climbing e etc), na sua maioria, são mais praticados por homens, e o mercado, quase todo, é voltado para a categoria masculina. Por isso os equipamentos na sua maior parte são
feitos para o homem, geralmente com a estatura de pelo menos 1,72 m. Homens com estatura menor que essa e mulheres, necessitam de equipamento especial. Algumas marcas, reparando neste aspecto, começaram a disponibilizar equipamentos com ajustes especiais, no caso da Brasileira Curtlo, os produtos para o publico feminino são destacados com as letras “LF” de Lady Fit, possuem alças menores e mais curvadas e barrigueiras com perfil e ajuste ao quadril, tornando a vida da mulherada muito mais fácil.

Lady Fit Curtlo
     
      No caso da galera baixinha a Curtlo criou um sistema chamado Confort Fit System, onde o costado pode ser regulado de acordo com a estatura do usuário, trabalhando em conjunto com o resto das fitas de ajuste, assim quase qualquer estatura pode usufruir das mochilas.


        Outra marca que se preocupa bastante com este aspecto é a Deuter, onde no caso das gurias o   nome do sistema é chamado de "SL" SLim fit, uma diferença entre as marcas é que no caso da Deuter o sistema SL serve também para o público baixinho, tanto maculino e feminino, de até 1,70 m.


      Existem tantas outras marcas cada uma com os seus sistemas, a Curtlo e Deuter além dos sistemas especiais contam com um monte de tecnologias para facilitar a tua vida, todas elas podem ser encontradas no respectivos sites:


      Ajustando a mochila

      Uma mochila que não serve para o teu tamanho pode conter milhares de regulagens, custar mais de mil reais e ser da melhor marca e mesmo assim nunca ficar confortável, então escolhe bem, sente a mochila, pede para o vendedor encher ela com algo para dar volume, não peso, tu vais pagar, então não tenha medo de "infernizar" a pessoa que está te atendendo, lembre que o respeito sempre vale. Se ele se recusar a lhe ajudar a testar o modelo escolhido, procure outra loja, tu não pode descobrir que comprou a mochila errada no meio da aventura. Verifique a quantidade de fitas para regulagem, escolha outra se a mochila não possuir pelo menos 5 regulagens básicas: alças dos ombros, alças principais, fita de peito, barrigueira traseira e barrigueira dianteira.


Lembrando que estes foram os nomes que eu escolhi para as fitas.

      Existem mochilas com alguns apetrechos e regulagens extras, um exemplo é o sistema da Curtlo que regula o costado e assim ajusta também a altura das alças dos ombros, podendo se adaptar melhor ao usuário, outras regulagens bastante encontradas em algumas mochilas são as fitas de compactação, muito uteis, porém não influenciam diretamente no conforto, apenas darão a vantagem de tornar a mochila mais compacta. Outros apetrechos como revestimento Dry System para que o suor não fique "preso" nos locais onde existe muito contato, como as costas, é bem legal, entre outros, porém falarei sobre eles em uma outra matéria.

Fitas de compactação

      Após escolher a mochila certa, que serve em ti, o mais próximo da perfeição possível, vamos às regulagens. É importante, lembrar que a mochila deve estar carregada para que os ajustes sejam feitos. Siga os passos na ordem mostrada:

1º -  Se a mochila conter ajuste de constado, encontre a altura correta para as tuas costas e logo após afrouxa todas as regulagens.

2º - Veste a mochila com as regulagens soltas mesmo, logo após posiciona o costado no limite da lombar, de modo que a barrigueira fique por cima dos ossos da bacia, cuidado para não ficar acima deles pois pode pressionar o estômago, ou muito abaixo para que o peso não fique sobre os ombros, aperta a barrigueira usando as fitas dianteiras, para que todo o peso da mochila seja transferido para os quadris, não aperte muito, ajuste de forma que fique confortável, firme, e traseira, de modo que a parte de baixo da mochila fique o mais próximo possível do corpo.

Posicionamento com as fitas soltas
Altura correta sobre os quadris.
No detalhe ajuste da fita traseira da barrigueira

3º -  Após estar com a barrigueira devidamente ajustada e firme, vamos regular o tamanho das alças principais, essas regulagens existem em praticamente todas mochilas, porém pouca gente sabe sua real aplicação (para ver um exemplo disso basta olhar alunos de ensino médio na entrada da escola, alças soltas com todo o peso nos ombros). Em mochilas cargueiras elas servem para manter a barrigueira no lugar, além de prender a mochila ao ombros, na verdade a regulagem das alças principais e a barrigueira se complementam, a barrigueira não pode descer nem subir, as alças principais, bem ajustadas, irão evitar que isso ocorra. Regule-as de forma que a barrigueira não desça, puxando as fitas para baixo, não aperte muito para não fazer ela subir em direção ao teu estômago, a regulagem deve ficar firme, um teste é soltar a presilha da barrigueira e ver se ela irá cair abaixo do quadril, se não cair, o tamanho das alças principais estará na altura certa.

Direção ao ajustar alças principais
Ajustando alças principais.


4º - As próximas regulagens são as alças dos ombros (ou fitas estabilizadoras). São fitas que servem para trazer o centro de gravidade da mochila para mais perto do corpo, aumentando a estabilidade, caso precise ventilar as costas, em terrenos mais fáceis, solte as fitas, caso precise correr, "escalar" ou simplesmente andar por terrenos mais difíceis, aperte-as. Com o teu peso todo nos quadris as duas alças que se prendem nos ombros não poderão fazer pressão na parte superior do ombro e sim na parte frontal, logo acima do peito. Não aperta muito as alças, apenas deixa-as firmes, um dedo indicador deve passar entre o ombro e a alça facilmente. Outro fator importante: toda a extensão da alça deve encostar nos ombros seguindo até a altura das omoplatas, e lá se conectar à mochila, ou seja devem circundar os ombros e chegar quase até as costas, uma mochila cargueira que não apresenta essa característica não é recomendada.

No detalhe "alças dos ombros"
Ajustando "alça dos ombros".
5º - Por fim regula a fita do peito, se a mochila for de boa qualidade irá permitir a movimentação da fita na vertical, a mulherada agradece. Essa fita serve apenas para aumentar a estabilidade da mochila, e para impedir que as alças fiquem sobre as axilas, basta que fique firme, não precisa apertar muito.

No detalhe regulagem de altura.
      Lembre também que a mochila deve ter o comprimento do teu tronco, contando sempre apartir do início do costado. Deve iniciar na vértebra C7 até o quadril, se for maior que isso reconsidere o modelo. Se a tua mochila possuir estas regulagens e servir para o teu corpo não terás problemas, lembre que ao longo do caminho tu vais precisar regular a mochila várias vezes, pois o movimento solta as fitas de um jeito ou de outro, principalmente a

Tamanho ideal da mochila.

No detalhe vértebra C7



Dicas Importantes:

- Uma boa maneira de testar a posição da barrigueira é: Com a mochila nas costas, dobra a perna em um ângulo de 90º, assim a parte inferior da barrigueira deverá tocar a parte superior da coxa.




- Um cuidado muito importante a ser tomado é em relação ao peso da mochila, é que ele não ultrapasse 1/3 do teu peso (em condições de saúde normal), especialmente quando o terreno for acidentado. Para iniciantes, ou para a galera fora de forma, o ideal seria 1/5 do peso em caminhadas mais longas. O bom senso é o ideal, levar coisas demais com certeza tornará a viagem maçante e a mochila será um fardo. Eu costumo dizer que cada um deve levar o seu conforto, então se tu quer muito conforto vá para um hotel (hehehe).

- O peso da mochila jamais deve fazer com que tu faças força para frente em direção a um ângulo de 45 º, a posição ereta deve ser alcançada facilmente sem esforço, com uma leve inclinação para frente. Caso esteja muito difícil de chegar a estas condições, reveja o centro de gravidade da mochila e realoque os itens mais pesados, pois estes estão levando a mochila para trás.


















                              
                                                  CONTINUA...       


      Se essa matéria foi útil, se tu gostou da leitura, comente, tire dúvidas, compartilhe, clica ali no botãozinho do google "+1"!! Até a próxima!!
                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário