quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Tutorial - A mochila parte III, Reparos de emêrgencia

 Reparos de emergência
   
      Na segunda parte da matéria mostrei a maneira mais indicada de proceder na hora de ajustar a mochila,  os tipos de ajustes que uma mochila deve conter, assim como os mais encontrados no mercado, além de algumas dicas na hora de vestir a mochila, segue link: Aprenda Fazendo - A mochila parte II, Ajustes
      Para aqueles que costumam fazer mochilões, trekkings mais longos, ou até mesmo simples caminhadas, talvez já devem ter se deparado com problemas como um galho trancando e rasgando a mochila, a mochila ser removida e sem notarmos largarmos ela em algum local cortante, costuras se soltando, e as mais diversas formas de problemas. Para os iniciantes estes fatores podem vir como surpresa estragando a viajem ou tornando-a um martírio. Imagine em uma caminhada de 3 dias uma costura de alça se solta, sem os devidos reparos de emergência, tu terá que carregar a mochila de forma errada prejudicando a aventura e provavelmente a saúde por alocar o peso de forma errada. Pensando nisso escrevi este artigo para que a galera desavisada esteja sempre pronta para um eventual problema.
       Para os diversos problemas que poderemos sofrer durante a aventura podemos contar com uma série de itens para dribla-los. São estes:

  • 1 rolo de Fita Silver Tape (este é o deus dos reparos de emergência);
  • 1 rolo de fio dental sem sabor;
  • 1 kit com diversos tamanhos de agulha;
  • alguns pedaços de tecido e/ou couro fino;
  • 1 rolo de linha preta de poliéster;
  • 1 Isqueiro;
  • 1 Prego com a ponta afiada em esmeril; 



      Mostrarei para cada um destes itens um possível tipo de reparo, mas o importante mesmo é por a imaginação pra trabalhar e achar novas maneiras de "salvar a própria pele" mundo a fora.


Silver Tape ( Duct Tape)

      Silver Tape, a deusa dos reparos de emergência, com ela conseguimos fazer praticamente todo o tipo de reparo, desde tampar rasgos em mochilas e barracas até consertar mangueiras de água, tênis, etc. Já vi gente usando para evitar bolhas no pé.
    Uma das vantagens dela é que pode ser rasgada como o esparadrapo (em tiras menores), outro lance legal é que essa fita tem por dentro uma trama de fios de nylon que a tornam muito mais resistente a maiores tensões.   Em contato com o calor se molda melhor à superfície a ser reparada, então se passar a chama do isqueiro enquanto gruda a fita o trabalho ficará bem melhor acabado. Por ser de fácil manuseio e sua aplicação ser praticamente óbvia não irei falar de procedimentos e passo a passos, simplesmente se algo soltar, rasgar ou cair, junte tudo e tasque-lhe fita nele. Simples assim. ^^

 Fio Dental

      O fio dental sem sabor é um item muito útil para um reparo de emergência por ser muito leve e resistente além de podermos usa-lo, também, para limpar os dentes = D. Quando usado duplo fica ainda mais resistente e cabe no furo da maioria das agulhas, ao contrário da linha encerada que necessita de agulhas maiores.  Quando derretido gruda forte dando acabamento ao nó final, sem falar que se unirmos dois pedaços e torcermos eles permanecem juntos (parece que tem um tipo de resina no fio). Tenho costuras de fio dental que estão firmes fazem uns 10 anos.

Tecidos e couros

     Os reparos que necessitem adicionar algum tipo de remendo, são bem simples, porém devemos tomar alguns cuidados, dependendo do tipo de tecido escolhido e/ou usando o couro. Para tecidos de poliéster, algodão etc, que desfiam, o recomendado é iniciar o remendo com a borda desfiada virada para dentro, de forma que a costura passe pelas duas camadas do tecido evitando que eles se desfie mais, esse padrão deverá ser seguido para todos os lados do remendo.
     Para o couro, usa uma agulha mais grossa e o prego de ponta afiada, faça os furos com o prego usando uma base de madeira e logo após, comece a costura usando alguma das técnicas que serão citadas.

Costuras

      Neste tutorial mostrarei a costura em um pedaço de tecido qualquer, porém ambas as técnicas podem ser usadas nas mochilas, lembro também que nosso foco é a resistência e praticidade do reparo e não a beleza, então não espere pontos certeiros e alinhados.

Ponto atrás:

O "ponto atrás" é indicado para costuras que não necessitam de maiores tensões, pois não suporta grandes pesos. Pode ser usado em costuras usando remendos e junção de partes, como zíper ou bolsos etc.

1 - Retira o resto das sobras de linha no local danificado, e a partir de antes onde está descosturado, inicie a costura, deixando um pedaço de fio dental sobrando.

1.1
2 - No lado oposto, passe a agulha novamente para o lado onde está o nó com a sobra de fio.

2.1
2.2
3 - Avance a agulha e faça um furo, deixando um espaço entre o fio e o ultimo ponto (fig 3.1).

3.1
3.2 Lado contrário a figura 3.1
4 - Ao invés de seguir para o sentido da costura volte e passe a agulha próxima ao ponto anterior (fig 4.1).

4.1
4.2 Lado contrário a figura 4.1
 5 - Novamente avance a agulha e deixe um espaço entre o fio e o ultimo ponto, faça isso até completar a costura.

5.1
 6 - Nesse passo, estaremos retornando a costura pelo mesmo local, tornando-a mais resistente. Pelo lado de trás (onde está o nó inicial), inicie uma costura "normal" (passando a agulha pela frente e por trás), cuide para que no ultimo ponto coincida com o nó inicial.

6.1

6.2
  7 - Corte o excesso de fio que esta prendendo a agulha e deixa o suficiente para dar um nó direito. Lembrando que para fazer o nó direito, segura cada uma das pontas e passe o fio do lado direito por cima do fio do lado esquerdo, depois o esquerdo por cima do direito direito. Faz mais de uma vez esse processo.

7.1

7.2
 8 - Terminado o nó direito retire a maior parte do fio que sobrou e queime com um isqueiro as pontas, de forma que, com o fio derretido, evite que o nó se desfaça.
 
8.1
8.2
8.3
 Ficaremos com a costura mais ou menos assim, na parte da frente (8.4) e na parte de trás (8.5).

8.4
8.5
Costura em "X":

      Esse tipo de costura é indicado para reparos em tiras soltas, materiais e partes da mochila que necessitam maior resistência a pesos, se faz mais eficiente por ter mais pontos de contato com o material a ser reparado que o "ponto atrás".

 1 - Retira o resto das sobras de linha no local danificado, e a partir de antes onde está descosturado, inicie a costura, deixando um pedaço de fio dental sobrando. Use sempre a linha dupla como na foto.

1.1
1.2
 2 - No lado oposto onde está o nó inicial, posiciona a agulha na diagonal e passe para o outro lado.

2.1
2.2
 3 - A partir do ultimo ponto desça um pouco a agulha e faz o furo logo abaixo do ponto anterior (fig 3.1). Volte com a agulha na diagonal na direção contrária do ultimo ponto (fig 3.2), deverá formar um 'X' (fig 3.3)

3.1
3.2
3.3
 4 - Formado o 'X', volte com a agulha (por trás) para a posição de início do próximo 'X' e repita o processo, a parte de trás devera ficar mais ou menos como na foto (fig 4.2).

4.1
4.2
 5 - Após ter feito a ida da costura, faça a volta repassando o fio por todos os 'X', tornando a costura mais resistente, faça com que o fio que está voltando coincida com a sobra de fio deixado no inicio da costura.

5.1
5.2
5.3
5.4
5.5
6 - Corte o excesso de fio que está prendendo a agulha e faça o nó direito várias vezes.

6.1
6.2
6.3
7 - Terminado o nó direito retire a maior parte do fio que sobrou e queime com um isqueiro as pontas, de forma que, com o fio derretido, evite que o nó se desfaça.

7.1
7.2
7.3
 Ficaremos com a costura mais ou menos assim, na parte da frente (7.4) e na parte de trás (7.5).

7.4
7.5
     Todos os reparos aqui apresentados servem para quebrar o galho durante a viagem, o ideal caso haja defeito, ou avaria de material, é leva-lo para o fabricante ou alguém especializado em reparos, principalmente se o problema for defeito de fabricação ou o equipamento estiver na garantia. Não me responsabilizo por nenhum procedimento efetuado de maneira incorreta, ou perda de garantia.

   Com isso espero ter passado a vocês uma noção de como recuperar, mesmo que provisoriamente, o equipamento. Caso hajam dúvidas sobre algum procedimento, ou se eu puder ajuda-los com alguma dica!! Entrem em contato. Se simplesmente gostaram da matéria!!?? Comentem, compartilhem.
     Desde já obrigado por ler o blog Total Sul Aventura, em breve mais novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário