terça-feira, 12 de novembro de 2013

8 Maneiras de te tornares um péssimo viajante!

Viajar, trilhar ou mochilar são atividades que trazem extremo bem estar às pessoas que as praticam, sensação de liberdade, os pesos da consciência somem, sentimos uma felicidade interior muito grande. Porém tudo isso não faz sentido algum se o respeito com o próximo, com a natureza, não for posto em primeiro lugar. Existem algumas pessoas que conseguem sentir todos aqueles sentimentos que eu citei no início mas, ao mesmo tempo, estão se lixando para o sentimento do próximo e para a natureza. Lembra que este post está ensinando como ser um PÉSSIMO VIAJANTE, nós não queremos isso então te liga!!!

1.Joga o máximo de lixo possível pelo caminho - Leva a comida na mochila, e no meio do caminho, conforme for comendo jogue os restos pela trilha, quando for fazer as refeições principais junte tudo e deixe os restos no local onde foram preparadas. Isso fará com que o visual do local fique uma imundice, alguns animais poderão se alimentar do lixo e dos restos e poderão morrer ou ficar doentes, alguns produtos podem se soltar das embalagens e poluir o solo, a água. 


Incrível como algumas pessoas são completamente sem noção, não consigo entender como e porque, elas fazem isso. Costumamos chamar os "trilheiros" e "mochileiros" que fazem isso e mais algumas coisas, de "TURISTAS", não seja um turista.

2.Desrespeita os habitantes locais e suas tradições - As pessoas estão acostumadas ao local onde vivem, acostumadas as suas tradições e costumes. Porque eu deveria respeitar isso? Sou visita, estou de passagem, farei pouco do jeito que falam, como se vestem, tratarei as pessoas como "empregadas" e terei atitudes de falsa superioridade e arrogância. No momento em que tu vai a lugares diferentes, conhece culturas novas, por mais estranho que lhe pareça a postura deve ser de respeito, tu é o estranho ali, seja educado, aprenda, com certeza todos irão lhe receber de braços abertos.

3.Leva para casa coisas que achares bonitas -  Na natureza tudo tem um motivo para existir, tudo que esta inserido em um ecossistema fará falta se for retirado dele. Uma flor deixara de dar o fruto, que deixará de alimentar o pássaro, o o crânio de algum animal morto deixará de suprir os nutrientes para a terra, e assim vai. Nem preciso mencionar que cortar partes de árvores para qualquer fim que não seja uma situação extrema de sobrevivência é totalmente desnecessário. Leva de volta somente aquilo que tu trouxe, muitas fotos e lembranças.


4.Faz muito barulho - O sentido de uma viajem é extravasar, se divertir, então seja impertinente faça barulho, atrapalhe os moradores locais, tire o seu sossego, espante animais (se der sorte atrai-os) e mexa com toda a rotina local, com gritos e gargalhadas excessivas.


5.Quanto maior a tua fogueira melhor - O fogo aquece, cozinha, espanta animais, então porque usar um fogareiro? Faça a uma fogueira grande sem as proteções e necessidades adequadas, queime tudo o que vê pela frente inclusive o lixo. 
A ideia de que uma trilha ou acampamento deve conter uma fogueira é estúpida, o fogo destrói, polui e algumas vezes causa danos sérios ao local onde foi aceso. Hoje existem muitos equipamentos extremamente leves e fáceis de usar para que não seja necessário o acendimento de fogueiras, essas que sem controle podem causar um grande incêndio com mortandade de animais, plantas e até pessoas, além de lhe custar uma boa multa e cadeia. O fogo deve ser usado (e é muito bom saber suas regras de segurança e montagem) em casos de extrema urgência e necessidade (sobrevivência por exemplo).

6.Saia da antiga e/ou abra novas trilhas a facão - A trilha que estou seguindo está muito embarrada, tem muitas pedras está difícil demais, irei contorna-la para não molhar as botas. Jamais saia das trilhas já abertas, o barro, pedras etc fazem parte do desafio, sem falar que tu não correrá o risco de se perder ficando na trilha. Abrindo uma trilha de maneira errada ( no sentido da inclinação por exemplo), poderá trazer para o local o processo de erosão, estragando a paisagem, e ajudando nas enchentes no fundo do vale além da poluição das águas. Novas trilhas abertas por "turistas", ou simplesmente sair do percurso marcado, contribuem para o esmagamento das raízes e a compactação do solo tornando-o inútil, principalmente em vegetações mais densas. Ferrar com a vida de animais que não estão familiarizados com a presença humana, destruir tocas e ninhos, mesmo sem querer também fazem parte do pacote. Abrir trilhas é um processo que exigem muitos cuidados e deve ser feito por pessoal habilitado.

7.Leva o teu cachorro, gato , peixe a tira colo - Leva teu animal doméstico pois ele é teu companheiro inseparável. Animais domésticos devem ficar em casa, se não tem alguém para cuidar, ou não viaje ou não tenha animais domésticos. Eles fazem muito barulho por não estarem habituados a locais, pessoas e outros animais, largam dejetos, podem matar outros animais, ou até mesmo se machucar dependendo do local, trazendo preocupação desnecessária para a viagem. 

8.Viaja bebendo, quanto mais cachaça melhor - Essa é a melhor parte, quanto mais graspa, cachaça, vodca melhor, quem nunca fez uma trilha caindo de bêbado? Eu !! Nunca fiz e nunca vou fazer, se beber na cidade já é perigoso imagina em um local desconhecido, numa trilha íngreme, na beira de um lago, a maioria dos bêbados são machões, perdem o medo ( o que é ruim ), perdem o juízo e é aí que m.... acontece. Beba bastante líquido, porém deixe o álcool para a festa com os amigos, para viagens a melhor pedida é a água.


Brincadeiras a parte, seguindo estes itens a risca tu te tornarás um péssimo viajante, mal educado, imbecil. Além destes ignorar algumas noções básicas de primeiros socorros, não avisar as pessoas para onde está indo e quando voltará, não levar documentos e não planejar o percurso também te torna um mané, então não siga estes itens que tudo ficará bem, e a tua viagem lhe trará ótimas lembranças.


Espero que tenham gostado, em breve mais posts. Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário