domingo, 8 de setembro de 2013

Tradições - Bastão Escoteiro


O bastão escoteiro foi uma ideia do próprio criador do escotismo Baden Pawell, com a iniciativa de te ajudar, e hoje vemos muitos argumentos dizendo que o bastão ficou ultrapassado e não há necessidades de tu utiliza-lo. No início B.P. fez seu próprio bastão e que serviu como base para todos os outros.




Utilidades:

* Em diversas circunstâncias fazer uma barreira, e o bastão ajuda perfeitamente.


* Com a ajuda do bastão um salto sobre um terreno com água ficará mais fácil.


* Em uma situação de afogamento pode pegar teu bastão e fazer com que a vítima o segure, assim podendo retirar a vítima com mais facilidade.


* Transporte, as vezes carregar material na tua viagem é complicado porém, com a ajuda do bastão e um colega, ficará mais fácil carregar.


* Sinalização, em caso de resgate onde tu não consegues fazer com que os outros te vejam, é mais fácil com o bastão, pegue tua camiseta  e prende no bastão, faz uma espécie de bandeira, assim serás visto mais facilmente.


* Muleta, estás fazendo uma jornada e de repente machuca ou torce o pé, são coisas comuns aos mochileiros e aos escoteiros, porém tens teu bastão, com ele ficará mais fácil continuar a caminhada.


* Apoio nas travessias, tu  estás no meio de uma caminhada e encontra um rio, mas vai ter que passar por ele, o bastão vai te ajudar na passagem pois vai te dar equilíbrio e segurança.


* Subidas, nem sempre estás escalando não é? Mas em alguns momentos tu estarás subindo, e como normalmente o terreno é acidentado, torna-se difícil e a passos lentos, por isso, o bastão é perfeito pra subir, pois consegue dar a segurança de que não vai cair com facilidade, além de ajudar naquela parada pra descansar.


* Investigar o local, muitas vezes estáras em locais de mata, em vista disso, sabemos que existem animais que habitam ali, então pra que não esbarre ou pise em nenhum animal por acidente, é melhor utilizar um bastão pra ir marcando o caminho na frente, além de evitar cair em buracos ou areia movediça.


* Macas, em caso de emergência tu e teus companheiros podem usar o bastão para improvisar uma maca e transportar algum necessitado.




Personalize teu bastão, aqui algumas ideias para deixa-lo ainda melhor.

- Coloque código morse
- Medidas do teu passo
- Rosa dos Ventos
- Posições da Lua
- Corda fina enrolada
- Ponteira de metal
- Coloque uma corda trançada para poder carrega-lo no ombro

É isso, acho que com essas dicas tua atividade pode ficar mais tranquila e menos cansativa, lembre-se de ter um bom galho na hora de fazer teu bastão, caso contrário ele pode se partir e lhe causar algum machucado em vez de te ajudar. Lembre também que o escoteiro é bom para animais e plantas, evite cortar galhos de árvores vivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário