quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Review - Mochila Crampon Tech 48 Trilhas e Rumos








       Neste post irei falar sobre uma mochila da marca Trilhas e Rumos a Crampon Tech 48, de uso misto, uma espécie de mini cargueira.
       A review é baseada nas características fornecidas pelo fabricante, estas se tornando pontos comentados com a cor verde. Logo após são atribuídas notas para cada ponto e no fim tudo é somado e dividido pelo números de notas.
       Lembrando que o item foi usado e testado mais de uma vez em diferentes situações que eu pudesse escrever esta review.



Aspectos Gerais segundo o fabricante:



1 - Dois bolsos laterais. / Um aspecto muito interessante em qualquer mochila, os bolsos laterais, na Crampon Tech 48 são bem largos fáceis de abrir e fechar, porém são os únicos. A mochila não conta com mais nenhum bolso externo, fazendo com que os dois existentes, que são relativamente grandes, fiquem cheios de coisas de todos os tipos, por exemplo: carteira, celular, lanterna, pilhas extras, cartões de máquina, material de higiene, canivete, óculos, isqueiro e por ai vai. Essa mistura toda acaba tornando dificultosa a procura de um determinado material. (nota 7,0)



Bolsos Laterais.


2 - Fita refletiva noturna. / Útil para caminhadas noturnas, reflete bastante, só acho que poderiam ter pelo menos mais uma ou duas fitas em locais diferentes da mochila, e não só no elástico externo. (Nota 7,0)


Fita refletiva.


3 - Elástico frontal regulável para carregar materiais externamente. / Carregar capa de chuva, corda, toldo,isolante térmico, e materiais do tipo se torna bem fácil com os elásticos externos. O único problema é que estes são muito fracos, são presos na horizontal deixando a vertical solta. Parece que se colocarmos algo neles e apertarmos ele vai arrebentar ou cair, no caso da mochila Crampon Tech 48 não podemos confiar neles. Notem que na foto da minha mochila arrumada tive que prender o toldo com uma rede elástica e um cabo azul.  (Nota 4,0)



No detalhe rede elástica extra.


4 - Tampa telescópica com bolso externo e com regulagens tanto na frente quanto atrás. / O bolso externo seria muito bom se ao colocar algo até o topo da mochila ele não ficasse extremamente apertado contra a parede esterna do bolso, ou seja usando a mochila cheia esse bolso fica inutilizável. Já a tampa telescópica se a mochila estiver cheia é muito útil, pois a tampa pode ser regulada conforme a quantidade de coisas dentro. Agora experimentei levar a mochila com a carga até antes da expansão de 18 cm, em náilon,a tampa telescópica apertada ao máximo, fica caída e parece uma peça de outra mochila. No mínimo bizarro.(Nota 5 para a tampa e 3 para o bolso )


Tampa telescópica.



Bolso da tampa.




Tampa com carga reduzida.


5 - Expansão de 18 cm, em náilon. \ Útil pois prolonga o espaço da mochila podendo ou não ser usado conforme a necessidade, fica bem eficiente em conjunto com a tampa telescópica. (Nota 8,0)





Expansão de 18cm.

6 - Duas fitas reguláveis na tampa, para carregar materiais. / Praticamente o mesmo problema do bolso quando a mochila está na carga máxima as duas fitas ficam quase inutilizadas, para funcionarem temos que regular o tamanho da fita e apertar depois de colocar o item, mas aí vem o problema da instabilidade por causa do balanço, ou seja item muito mal pensado.(Nota 4)

7 - Fechamento por cordeletes na mochila e na expansão, e dois fechos frontais / Uma das características positivas da mochila porém são muito mais compridos do que realmente precisavam ser mas isso não influência muito.(Nota 8,0)




Cordeletes.


8 - Duas alças frontais reguláveis na parte inferior da mochila para prender objetos como isolantes, barracas etc. / Fora os outros problemas esse é um dos mais bizarros da mochila, as alças da parte inferior são extremamente pequenas quase impossível prender barraca ou qualquer outra coisa, sem falar que qualquer coisa posta ali fica muito mal presa. No meu caso uso elas pra prender o bolso inferior e um cabo.(Nota 2)



Alças inferiores.

9 - Duas fitas de compressão nas laterais inferiores. / Os plugs das fitas não aguentam a tensão dada e soltam, tornando as fitas de compressão inúteis.(Nota 0)




Fitas de compressão.

10 - Dois bolsos em tela, um em cada lateral, para pequenos objetos ou cantis (vendido separadamente). / Quando eles falam em pequenos objetos é porque tem que ser pequenos mesmo, cantil não cabe de forma alguma, se for garrafa de água de 500 ml o bolso lateral com zíper deve estar sem quase nada dentro, pois a garrafa é maior que o espaço entre o bolso de tela e o bolso de zíper  Sem falar que itens eletrônicos, fósforos ou qualquer coisa que estraga se for molhada não pode ser guardada ali.(Nota 4,0)





Bolsos de tela.

11 - Acesso pelo fundo da mochila. Toda mochila deveria ter pelo menos dois acessos, esse modelo cumpri isso, tem uma coisa que atrapalha bastante no funcionamento do acesso: uma tira maldita que cobre o zíper de fora a fora na abertura, ou seja quando a mochila está muito cheia o equipamento pressiona o zíper contra a tira e fica quase impossível de abrir a mochila. Outra coisa que poderia melhorar é, ao invés de ser um bolso inferior ser um bolso que abre do meio até a parte inferior da mochila e por cima tirar com velcro para evitar que o zíper abra. (Nota 5,0)




(E) Zíper embaixo da tira, (D) Tira escondendo o zíper.

12 - Espaço interno total de 48 litros / Tamanho bom, nem muito grande nem muito pequeno, não indicado para viagens muito longas. (Nota 8,0)

                                             
Equipamento para guardar dentro da mochila.
                                             
13 - Alças reguláveis, de formato anatômico e acolchoadas. / As alças são confortáveis até o 20 Km, depois começam a ficar molhadas de suor por serem de material absorvente, parecem que ficam quadradas com o tempo machucando onde encostam. Outro aspecto  a ser levado em conta é o fato de o formato NÃO ser anatômico elas são quase retas não se ajustando tão bem ao corpo (mas isso varia de pessoa pra pessoa). As regulagens são precárias, com poucas opções de ajuste. (Nota 3,0)





Alças anatômicas.


14 - Costas acolchoadas em U, com ventilação no meio. / O acolchoamento as costas sofre do mesmo problema das alças, absorvem muito o suor, tornando a mochila úmida e pegajosa. O formato em U com ventilação deveria servir para diminuir a transpiração porém é irrelevante.(Nota 3,0)




Acolchoado em U, e alças.


15 - Armações de metal internas. / Duas tiras de alumínio que acompanham o comprimento da mochila, estão ali para manter a estabilidade um dos lados bons é que realmente funciona. A mochila se mantem firme e é mais fácil organizar os itens dentro dela.(Nota 9,0)




Armação Alumínio. 


16 - Barrigueira estabilizadora regulável de 11 cm, acolchoada e fita de 5 cm, para maior estabilidade com a mochila cheia. / Quando se trata de barrigueira sabemos que esta deve ficar posicionada logo acima do osso da bacia, ou seja nos quadris, porém não é o caso da Crampon Tech 48. Com as alças dos ombros reguladas para ficarem firmes a barrigueira fica literalmente encima da barriga apertando-a de forma errada,  não recebendo o peso da mochila nos quadris. Sem falar que a parte acolchoada é bem curta.(Nota 5,0)




 Barrigueira.


Detalhe da barrigueira fora dos quadris.

17 - Peitoral Regulável. / O peitoral na mochila serve para estabilização das alças dos ombros, server também para aliviar a pressão que a alça faz contra os ombros. No caso o peitoral se mostrou bastante util, e de bom funcionamento. Uma idéia seria envolver as presilhas com tecidos acolchoados para machucar menos o peito.(Nota 8,0)




Detalhe peitoral.

18 - Argola nas alças para chaves etc. / Totalmente irrelevante, chave pendurada fica fazendo barulho parecendo uma vaca no pasto. Nunca uso isso pra essa finalidade. Uma boa finalidade pra isso é amarrar dois cabinhos para puxar as alças aliviando os ombros.



                       
                          Argolas                         


19 - Capa de chuva embutida. / A capa de chuva é a maior piada dessa mochila, na ultima atividade que participei começou a chover e eu prontamente tirei meu Anorak Storm da trilhas e rumos ( em breve farei um review sobre ele ) fechei a mochila e logo após tirei a capa embutida e fechei tudo. A capa tem um tamanho muito bom cobre toda a mochila e mais alguma coisa presa pelas cordas do lado de fora. 
Segui meu rumo e a chuva começou a apertar, não parou de chover até de manha e eu seguindo com a mochila coberta tranquilo pensando que estava protegido. Quando paramos no local de pernoite a surpresa, a mochila por dentro da capa estava TODA MOLHADA, por dentro TUDO MOLHADO, sorte que eu sempre ensaco tudo e protejo com sacos o conteúdo da mochila, por isso  não sofri pra secar minhas meias (hehehehe). Se eu tivesse só pela capa estava lascado, passou muita água, e olha que foi a primeira vez que usei. Não recomendo o uso da capa original de forma alguma. (Nota 0)



                               
                                               Capa equipada.                             Bolso da capa




Capa desmontada.

20 - Feita em lona de náilon KodraMax II e náilon resinado. / Até agora não tive problemas com o material da mochila. Tecido Rip&Stop  nas partes azul forte, porém no azul fraco é aquele tecido que parece cordura, geralmente fica quebradiço com o uso.




        Detalhe do tecido.


        Como podemos notar em quase todos os pontos comentados a mochila apresenta alguma deficiência, a Crampon Tech 48 da Trilhas e Rumos se mostrou ser uma mochila útil para acampamentos escoteiros simples onde o jovem vai levar somente roupas e acessórios básicos.



     
Visão interna.

     Fora do escotismo diria que é a mochila ideal para atividades leves e médias, indicada para aventureiros iniciantes, caminhadas curtas. Pesa em torno de 2,2 Kg e aguenta até 9,5 kg de carga. Ela pode ser encontrada em lojas de caça e pesca e de equipamentos para esportes outdoor, seu preço varia de R$ 200,00 a R$ 300,00.
     Garantia do fabricante para defeitos de fabricação são apenas de 3 meses, e pode ser encontrada nas cores azul, verde, preta.
   Se tu estás buscando uma mochila robusta, para atividades maiores, mais confortável, para muito tempo caminhando com ela nas costas, escolha modelos top da própria Trilhas e Rumos ou busque equipamentos de marcas diferentes.

   

Nota Final : 5,1

Site do fabricante: http://www.trilhaserumos.com.br/


Se foi útil essa review, se sabe de mais algum detalhe que esqueci ? Cite e participe do site. Abraço e até a próxima.




5 comentários:

  1. Excelente review, respondeu quase todas as minhas dúvidas sobre essa mochila!

    ResponderExcluir
  2. Cara se ficou alguma dúvida expõe ai que eu tento responder e até atualizar a review. E se tu curtiu o site participa que mais dicas estão por vir. Abração

    ResponderExcluir
  3. A dúvida que ficou foi sobre a capacidade real da mochila, se fica perto dos 48 litros mesmo, ou se é bem menos que isso. Tive a oportunidade de ver a mochila pessoalmente e achei-a pequena. Deve caber só uns 38...

    ResponderExcluir
  4. Na realidade mchaves, a medida total de litros inclui o compartimento principal, e os bolsos. A medida de litros é o volume de itens não o peso, então com isso podemos concluir que se tu colocar itens grandes e leves a mochila carregará pouca carga, se compactarmos bem a mochila e usar bem os espaços ela levará mais carga. Lembra que existem poucas substâncias na natureza que tem a proporção de peso/volume em 1:1. A mochila neste aspecto é bem sincera, carrega bastante coisa sem ser muito grande, acredito que se não leva 48 litros leva uns 45 pelo menos.

    ResponderExcluir
  5. Da pra usar sem fechar a barrigueira ,pois ela fica apertada em mim

    ResponderExcluir